História

brasão escola são paulo

A Escola que vem ensinando há mais de 100 anos

 

Processo Seletivo de Bolsas de Estudo

Comprometida com a formação de cidadãos de sucesso e o acesso à educação de excelência, a Escola São Paulo, por meio do Instituto Raphael Barreto, realiza anualmente o processo seletivo de concessão de bolsas de estudo. Este programa busca ampliar as oportunidades para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, reafirmando nosso compromisso em formar uma sociedade mais justa e igualitária.

Acesse clicando aqui: nosso EDITAL 02/2024 Processo Seletivo de Bolsa de Estudo 2025

A Escola São Paulo é sempre conhecida por lecionar com excelência a formação de cidadãos de sucesso em nossa sociedade. Ela é uma das Escolas mais tradicionais de Muriaé.

Na data 02 de fevereiro de 1913, nasceu na Zona da Mata Mineira, na cidade de Muriaé, o ATHENEU SÃO PAULO que deu início aos segmentos de educação conhecidos como “Primário” e “Fundamental”. Teve como o seu fundador o excelentíssimo Dr, Mário de Ururahy Macedo, odontólogo formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1909) e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro.

O ATHENEU acrescentou ao PRIMÁRIO e GINASIAL os cursos de Educação Física, Educação Cívica e a Educação Religiosa. Ao mesmo tempo, começou a aceitar alunos para o internato.

Em 1920, o ATHENEU já administrava o Primário, Ginasial, Comercial, Línguas (Francês e Inglês), Datilografia e Estenografia. Também funcionava dentro da Instituição a Escola de Instrução Militar, que preparava os reservistas para o Exército Nacional. Hoje a preparação de instrução militar fica por conta do Tiro de Guerra.

As disciplinas de Educação Física, Educação Cívica e Educação Religiosa tiveram sempre o seu lugar de destaque. As aulas de Música, sempre acompanharam todas as festividades nos Grêmios, teatros, datas históricas e nacionais e tinha o seu ponto alto no ensino dos Hinos Pátrios e canções folclóricas. A escola tinha um jornal o qual levava o seu nome, conhecido como “O jornal ATHENEU” e era a forma que os alunos tinham para se dedicarem à escrita de artigos para compor o Jornal, com grande variedade de conteúdo, notícias escolares da cidade e região, poemas e colunas com variados temas.

O Grêmio Estudantil funcionou no ATHENEU desde que passou a existir e denominava-se Grêmio Lítero-Esportivo “José de Alencar”. Com reuniões bem preparadas pela diretoria composta por alunos, era grande a vivência dessa entidade, que deixou profundas marcas históricas em todos os que dela participaram. Muitos se tornaram posteriormente, grandes pessoas na sociedade e no meio político da região mineira e nacional

Muito ainda poderia ser falado dos primórdios da Escola São Paulo. Podemos, no entanto, afirmar que “O fruto de todo o trabalho feito é colhido nos dias atuais, graças às muitas gerações de educadores que sempre são renovadas através dos tempos”. Quando os sucessores conservam os mesmos ideais, preconcebidos no espírito daquele que criou esse educandário, ela foi se tornando, aos poucos, a nossa amada ESCOLA SÃO PAULO.