PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA SÃO PAULO

A ESCOLA SÃO PAULO E A IMPLANTAÇÃO DA
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL


Vivemos hoje, no Brasil, um momento e reforma educacional desencadeada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os objetivos dessa reforma são de atender a demanda do mundo contemporâneo no que diz respeito ao multiculturalismo, ao uso da tecnologia, ao desenvolvimento de habilidades relativas ao trabalho, ao conhecimentos das relações econômicas e do consumo, à ecologia, à cidadania, à humanização da ciência entre outros aspectos.

A Escola São Paulo vê a escola como a instituição responsável pelo ensino planificado dos conhecimentos acumulados pelo homem ao longo de sua história, os quais compõe a cultura em que a sociedade está inversa. Entende que o conhecimento é construído e não meramente transmitido e que conhecimento acumulado e a bagagem cultural do aluno têm um papel decisivo no processo de escolarização, enriquecendo os conteúdos propostos nas diversas áreas curriculares.

Acreditamos que, somente através da apropriação criativa desses conhecimentos, o indivíduo se torna apto a compreender o mundo em que vive, conquistando assim autonomia suficiente para inserir-se como cidadão na sociedade e tornar-se um produtor de sua própria história.
A Escola São Paulo, analisando, vivenciando tendências  e investindo em inovações curriculares na Educação Básica, propondo uma filosofia educacional assegurada por metas a serem alcançadas ao longo da escolaridade e através dos diferentes aspectos do crescimento pessoal.

Nosso marco referencial

Qualidade de ensino, disciplina, consciência de cidadania, integração Família - Escola - Sociedade, mentalidade universitária, cultural geral, auto-realização. Trata-se de uma proposta educacional que vê o aluno como sujeito histórico em busca da construção da própria identidade, tendo como suportes a responsabilidade, autonomia, criatividade e criticidade.Nossos educadores, comprometidos com a ação pedagógica, adotam uma postura alicerçada nos avanços da ciências sociais e científicas, voltada para o domínio do conhecimento técnico e metodológico, na eficácia de seu trabalho em sala de aula.

A fundamentação do Projeto Pedagógico que a Escola desenvolve se baseia nos seguintes princípios: SINGULARIDADE, onde cada ser humano é único, consciente de suas possibilidades e de seus limites. AUTONOMIA e RESPONSABILIDADE, sendo livre para se realizar como pessoa e responsável pelo projeto pessoal e social de vida. LIBERDADE, com limites estabelecidos. INFORMAÇÃO, fundamentada na observação crítica. FORMAÇÃO para a vida e CONSCIÊNCIA de cidadania. MOTIVAÇÃO para a solidariedade. ESPÍRITO DE EQUIPE, através de atividades esportivas e culturais. APOIO TECNOLÓGICO DE ALTO NÍVEL. ESTIMULAÇÃO para pesquisas, consultas e aprofundamentos. PARTICIPAÇÃO e presença da família, ressaltando a prevenção e o diálogo como características principais. INCENTIVO ao valioso potencial criativo em atividades extra-classe, através da interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

A educação de hoje já não pode acompanhar os modelos tradicionais, mas deve despertar a habilidade para tomar decisões independentes e autênticas, asseguradas nos valores ético-morais, onde o jovem seja reconhecido como agente de sua própria história, alinhando-se com a ação consciente e crítica de se engrenar no processo das transformações sociais.

Enfim, propomos um ensino que contribua também para a autonomia do professor que pensa e reflete a sua prática sobre pressupostos filosóficos e teóricos, tornando seu "fazer pedagógico" um ato de amor e prazer, a partir dos referenciais culturais dos alunos, no conjunto de relações que a sociedade historicamente estabelece.

Metas a serem alcançadas

  • Promover formação científica, tecnológica e cultural, sólida e atualizada.
  • Fomentar o gosto e os hábitos de aprendizagem que permitam ao indivíduo aprender, por si mesmo, num processo de educação permanente.
  • Formar pessoas receptivas a todo tipo de novos conhecimentos e habilidades, com gosto e curiosidade por aprender a compreender.
  • Incentivar a criatividade a o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico.
  • Formar pessoas com capacidade de relacionar-se de forma integrada e não discriminatória com as diferenças sociais, religiosas, sexuais, raciais, culturais, etc.
  • Formar pessoas com iniciativa e capacidade para buscar, imaginar e implementar soluções novas e também com capacidade para adaptar-se às transformações.
  • Formar pessoas que conheçam e se comprometam com a realidade em que vivem e sejam capazes de atuar de forma responsável em sua comunidade, com sensibilidade social capazes de ações solidárias com os segmentos marginalizados pela sociedade.
  • Formar pessoas capazes de construir uma trajetória individual de inserção profissional e pessoal, dentro das possibilidades que a sociedade oferece.
  • Formar pessoas que conheçam os traços fundamentais do Brasil em seus aspectos naturais, sociais, culturais e históricos como um meio definidor da identidade nacional e pessoal, progredindo no sentimento de pertinência do país.
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